segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Resenha - A Vida em Tons de Cinza - Ruta Sepetys

Recebi este livro da parceira do blog Editora Arqueiro e... leiam o que eu achei.


Livro: A Vida em Tons de Cinza
Autora: Ruta Sepetys
Ano: 2011
Editora: Arqueiro
ISBN: 978-85-8041-016-7
Páginas: 240
Tradutora: Fernanda Abreu
Minha Avaliação: 5 estrelas (Ótimo)


Sinopse:  Lina Vilkas e uma lituana de 15 anos cheia de sonhos. Dotada de um incrível talento artístico, ela se prepara para estudar artes na capital. No entanto, a noite de 14 de junho de 1941 muda pra sempre seus planos
Por toda região do Báltico, a polícia secreta soviética está invadindo casas e deportando pessoas. Junto com a mãe e o irmão de 10 anos. Lina é jogada num trem, em condições desumanas, e levada para um gulag, na Sibéria. Lá, os deportados sofrem maus-tratos e trabalham arduamente para garantir uma ração ínfima de pão. Nada mais lhe resta, exceto o apoio mútuo e a esperança. E é isso que faz com que Lina insista em sua arte usando seus desenhos para enviar mensagens codificadas ao pai, preso pelos soviéticos. A vida em tons de cinza conta a história de um povo que perdeu tudo, menos a dignidade, a esperança e o amor. Para construir os personagens de seu romance, Ruta Septys foi à Lituânia a fim de ouvir o relato de sobreviventes dos gulags. Este livro descreve uma parte da história muitas vezes esquecida: o extermínio de um terço dos povos do Báltico durante o reinado de horror de Stalin. Para Estônia, Letônia e Litânia, essa foi uma guerra de feita de crenças. Esses três pequenos países nos ensinaram que a arma mais poderosa que existe é o amor, seja por um amigo, por uma nação, por Deus ou até mesmo pelo inimigo. Somente o amor é capaz revelar a natureza realmente milagrosa do espírito humano.


A estória fictícia conta como a vida de Lina Vilkas mudou drasticamente em 14 de junho de 1941, dia que a NKVD levou ela, junto com sua mãe e seu irmão para um Campo de Trabalho (ou devo dizer Campo de Exploração). Vivendo em situações desumanas, Lina junto com os outros deportados ainda acreditam que um dia saíram vivos daquele lugar.


"Vocês algum dia já pensaram em quanto vale a vida de uma pessoa? Naquela manhã, a vida do meu irmão custou um relógio de bolso." pág 27

Vou começar comentando a capa e o título. A capa é muito bonita, e gostei muito que a Arqueiro manteve a original, ela é muito bonita ao vivo, e pelo meu entender, a plantinha é a esperança que não morreu no coração deles. O título tem tudo a ver com o livro, tudo bem que terminar para entender mas a ideia de ser este título foi uma das melhores.

Por ser uma estória fictícia, poderia dar 2,3,4 estrelas. Mas no fundo desta estória é muitas verdades. Os personagens retratados nunca existiram, mas as dificuldades para viver que eles passaram infelizmente existiu. Por isso o classifiquei-o com 5 estrelas pois é bem detalhados neste aspecto.

Este livro me fez refletir muito, pois devemos estar gratos da vida que temos. Nossos pequenos problemas são insignificantes comparados ao que aquelas pessoas passaram. Mas aí você pensa " Isso aconteceu faz tempo, impossível acontecer de novo", isto esta errado, não sabemos o amanhã, por isso vivia cada dia como se fosse o último.

Espero ter passado a emoção que o livro causa, mas digo uma coisa quem gosta de história deveria ler, que se interessou deveria ler, que acha que sua vida está horrível deveria ler.

Abaixo o vídeo da autora, que mostra como escreveu o livro, os depoimentos que ela conseguiu, tudo que a inspirou para terminar esta obra.



13 comentários:

  1. Amei! Achei simplismente tocante a resenha, é o que vc falou, a estória do livro é fictícia por causa dos personagens, mas infelizmente essa época existiu e foi um momento horroroso da história mundial! Quero muito ler esse livro, mas num outro momento, pq agora não sei se consigo ler e chegar até o final do livro! Parabéns pela resenha, bjo!

    ResponderExcluir
  2. OI Lipe!

    Desde que assisti ao Book Trailler deste livro, eu fiquei necessitada de ler.
    Ainda não pedi, mas vou fazer isso logo logo.

    Eu gosto deste tipo de leitura, apesar de ser um tema triste, mas afinal é a realidade né?


    Beijos
    Thata e os Livros ~

    ResponderExcluir
  3. Oi Lipe,

    Sua resenha ficou fantástica, a realidade e a ficção, por vezes real e nem sempre colorida!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Nossa, parece ser muito legal mesmo! Adoro livros assim.. será que vou receber? hehehehe, vc sempre recebe emmmmm sortudo! ;P
    Deu muita vontadde de ler, já que você classificou com 5 estrelas \o/, adooooooooooooooooooooooro (6)
    Beeeeeeeeijos Lipe,

    Divert Letras

    ResponderExcluir
  5. Oi Lipe, adorei sua resenha. Tenho um Q com livros que tratam de guerra, pode ser qualquer uma,1ª, 2ª Guerra Mundial, Bósnia, qualquer uma. Já li inúmeros romances ambientados nessas condições, meus preferidos são a trilogia "A bicicleta azul" da Règine Defòrges, O Diario de Anne Frank, e O Diario de Zlata Filipovic, todos valem muito a pena ler. Adorei muito mesmo a resenha.Parabéns!! Bjos!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Lipe!
    Esse livro parece muito bom mesmo, sempre nos preenchendo com sabedoria, lições válidas para levar no coração né?
    A questão é que não existe problema pequeno, problema grande... cada um sabe o tamanho do seu problema e acho inválido comparar o problema de um com o de outro, afinal de contas, cada um lida com a cruz de um jeito...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi ..

    Já estou com esse livro aqui e ele será o próximo a ser lido. Realmente, como os amigos acima falaram, sua resenha ficou maravilhosa. Deu para sentir a verdadeira essência do livro. Estou muito ansioso para poder conferir tudo isto de perto ;)

    Parabéns pela resenha, de verdade.

    Abraços,
    João Victor
    http://amigodolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Sua resenha ficou muito legal mesmo!
    Mas eu não devo arriscar com esse livro por agora.
    Eu fiquei bem curiosa depois de ver o vídeo, adoro coisas relacionadas a fatos históricos.
    Mas estou precisando de leituras mais leves, daqui uns tempos devo pegar ele p/ ler! :D
    Enfiim, adorei a resenha! \o/

    beeeeijo, Nayanne =*
    http://www.bookaholicworld.com/

    ResponderExcluir
  9. Não gosto muito deste tipo de livro, mas a história parece ser bem interessante! Gosto de histórias fictícias ambientalizadas em fatos reais...
    Abração!!!

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha.
    Achei super interessante o tema do livro. Parece ser daqueles livros que nos fazem refletir sobre nossa própria vida.
    Quero ler.
    Bjo

    ResponderExcluir
  11. Estou super interessada nesse livro.
    Aliás, tudo relacionado a história, anos 40, segunda guerra mundial, me fascinam!
    Ou seja, leitura mais do que obrigatória pra mim!
    Espero ler em breve.
    Parabéns pela resenha! :D

    ResponderExcluir
  12. Fiquei muito curiosa quanto a história agora *-* Quero ler, apesar de que esse parece ser um livro triste e eu tô cheia de livros tristes aqui em casa.
    Beijos,K.
    Girl SPoiled

    ResponderExcluir
  13. Nossa, que livro!!
    Adorei a sinopse e resenha, parece ao mesmo tempo envolvente, profundo e histórico na medida certa. Já está na lista de leitura e desejados. Quem sabe trago ele da Bienal comigo??
    Bjkas!!

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir

Comente, você estará me deixando mais feliz.

 

r Layout por PamFardin