segunda-feira, 27 de junho de 2011

Resenha - Os Simpsons e a Ciência- O que eles podem nos Ensinar sobre Física, Robótica, Vida e Universo - Paul Halpern

Quem nunca viu Os Simpsons? Mesmo que seja um pouquinho você deve ter rido com as inúmeras burrices de Homer e sua família. Mas sabiam que os criadores de Os Simpsons são formados pelas melhores universidades dos EUA nas áreas de filosofia, tecnologia e outras ciências? Eu fiquei sabendo lendo este maravilhoso livro.


LivroOs Simpsons e a Ciência - O que eles podem nos Ensinar sobre Física, Robótica, Vida e Universo
Autor: Paul Halpern
Editora: Novo Conceito
Ano: 2008
ISBN: 9788599560310
Páginas: 256
Tradutor: Samuel Dirceu
Minha AvaliaçãoMuito bom (4 estrelas)


SinopseNa série mais duradoura da televisão mundial, com mais de 20 anos de sucesso, Os Simpsons é parte não apenas da cultura pop ? tornou-se desde já um clássico memorável para gerações, tanto por seu humor inteligente quanto por sua capacidade de nos fazer pensar, indo muito além do usual em se tratando de uma animação.
Você sabia que alguns dos criadores da série Os Simpsons são formados pela melhores universidades dos EUA nas áreas de filosofia, tecnologia e outras ciências?
É por isso que a série traz muito mais que diversão.
Um olhar curioso sobre os mais famosos personagens das séries animadas de TV e sobre o que eles podem nos ensinar ? pode acreditar ? sobre genética, inteligência artificial, viagens no tempo, viagens no espaço, extraterrestres, física quântica, o efeito Coriolis e outros temas instigantes.
Este livro extrai sabedoria e lições da vida real do desenho, indicando inclusive os episódios que exploram o tema das mutações genéticas; os perigos da exposição aos elementos químicos, ecologia, desenvolvimento, viagens espaciais, tecnologias e uma visa crítica sobre a ciência e sua aplicação na vida diária.
Não é toda hora que encontramos um livro sobre ciência que nos fazem rir; como o próprio desenho, este é um livro divertido e inteligente. Assim muitos espectadores foram além dos episódios de Os Simpsons em busca de mais informações sobre ciência, filosofia. antropologia... E quantos e quão relevantes temas científicos foram tratados por Homer e companhia em Springfield: usinas nucleares, robótica, genética, viagem no tempo, corrida espacial, alimentos geneticamente modificados... E é por esse motivo que temos de saudar a publicação de Os Simpsons e a Ciência, afinal, aprender se divertindo com a família mais maluca de Springfield é, certamente, um grande barato! 


Como em Regras da Comida, este livro não apresenta estória, mas ao invés de regras culinárias aprendemos como os episódios deste povo amarelo nos apresenta Ciência.
Com uma introdução no início do livro, sobre a vida em Springfield quase impecável (só os fãs da série que perceberam o erro, Agnes é mãe de Skinner, não sua mulher), já ficamos por dentro de como será o livro.
Em cada capítulo somos apresentados a um certo episódio, e onde neste episódio há ciência, e como é na vida real, pois em um desenho ela não é totalmente explicada. Exemplo: Capítulo 20 (Se os astrolábios pudessem falar), o episódio citado é o "Esta é a 15ª temporada"', em que o Homer compra um astrolábio que principalmente marca os aniversários das celebridades, mas o real uso deste instrumento é para a astronomia.
Compreenderam a dinâmica deste livro? Não é um livro centrados na série, mas sim na ciência que é apresentada na série.
Uma boa dica, é não ler todos os capítulos de uma vez. Quando estiver com vontade, pegue este livro abra um capítulo e desfrute deste mundo maravilhoso da ciência.
Por ser um livro muito centrado na ciência, perde uma estrela, mas recomendo muito para fãs e não fãs deste pessoal.

Sobre o autor:

Paul Halpern, PhD, é professor de física e de matemática da Universidade da Filadélfia e autor de diversos livros sobre a ciência. Fã declarado dos Simpsons, utiliza elementos culturais atuais, sobretudo a cultura pop, para tornar mais acessíveis e interessante as ciências exatas. 

9 comentários:

  1. Eu não sou uma super fã que assiste sempre
    Mas sempre que acho algum canal que esteja passando (Fox)
    Eu assito e eu também não sabia disso
    Fiquei bastante curiosa sobre o livro
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Não sou fã da série. Só vi alguns episódios, mas nunca acompanhei pra saber exatamente do que se trata.
    E tbm não gosto muito de ciência, então o livro não me chamou muita atenção.
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Adoro so Simpsons, Lipe, e apesar de não assistir com frequência, sempre que vejo me divirto muito!

    ResponderExcluir
  4. Assisto os Simpsons todos os dias...tá bom vai, eu sei que já sou bem crescidinha, mas eu me divirto muito com as trapalhadas do Homer, fazer o que! Esse livro com certeza eu vou ler, rsrs! Minha filha adorou quando mostrei essa resenha pra ela e disse que nós ganhamos esse livro! Mais uma vez, a resenha ta muito boa! Parabéns Lipe!

    ResponderExcluir
  5. Oi Lipe :)
    Esse livro parece ser bem bacana! Eu não assisto muito Os Simpsons, mas quando vejo me divirto hehehehehe
    Adorei a resenha! Estou lendo O Guia Oficial do House que, assim como esse, fala de tudo sobre a série e gostando demais!
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo no blog: Novas parcerias: Fernanda Saads e Rafaela Guimarães!
    Passa lá :)
    Beijos, Nath
    @brgnat
    Books In Wonderland - http://booksinwonderland.com

    ResponderExcluir
  6. A minha amiga que adoraria ler esse livro. Eu nunca gostei de Os Simpsons, então eu ahco que só leria esse livro por causa da ciência...
    Adorei a resenha! E parece ser uma leitura be, agradável. :)
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Admito que detesto a série, não suporto as piadas e o estilo de comédia que fazem. Mas que é um sucesso estrondoso não tem como negar.
    O livro até pode ser interessante pelo aspecto científico, mas está fora da minha lista de desejos... rsrs.
    Bjkas!

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  8. O livro parece muito interessante! Já assisti a alguns episódios da série, mas não gosto muito do tio de piadas que eles fazem... Mas o livro parece legal, não conhecia esta parte "cabeça" da série!!

    ResponderExcluir
  9. Tbm sou super fã deste super desenho amado pelos brasileiros!

    ResponderExcluir

Comente, você estará me deixando mais feliz.

 

r Layout por PamFardin